Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

EDUCAÇÃO SUPERIOR Universidade portuguesa adota Enem para aceitar brasileiros

Convênio firmado na segunda-feira, 24, entre a Universidade do Minho e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, eleva para 18 o número de instituições de ensino superior portuguesas que aproveitam os resultados do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes brasileiros.

O Inep tem assinado acordos interinstitucionais de cooperação com universidades e institutos politécnicos de Portugal desde maio de 2014, quando foi firmada a primeira parceria, com a Universidade de Coimbra, para aproveitamento dos resultados do Enem.

Os convênios não envolvem transferência de recursos e não preveem financiamento estudantil por parte do governo brasileiro.

Instituições portuguesas que aceitam os resultados do Enem:

*Instituto Politécnico de Beja
*Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Barcelos)
* Instituto Politécnico de Coimbra
* Instituto Politécnico da Guarda
* Instituto Politécnico de Leiria
* Instituto Politécnico de Portalegre
* Instituto Politécnico do Porto
* Instituto Politécnico de Santarém
* Instituto Politécnico de Viseu
* Universidade dos Açores
* Universidade do Algarve
* Universidade de Aveiro
* Universidade da Beira Interior
* Universidade de Coimbra
* Universidade de Lisboa
* Universidade da Madeira
* Universidade do Minho
* Universidade do Porto

Com 19 mil alunos nas cidades de Braga e Guimarães, a Universidade do Minho é uma das principais instituições de ensino superior de Portugal. Lá estudam hoje mais de 500 brasileiros, que representam o maior grupo de estrangeiros da instituição.

Para o Reitor da Universidade Lusa, Antônio Cunha, o Enem é o instrumento adequado para essa seleção. “É um exame no qual confiamos”, afirmou.

Também presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, Cunha adiantou, em reunião com a presidente do Inep, Maria Inês Fini, o interesse de outras universidades portuguesas em ampliar a cooperação com o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário