Pesquisar este blog

domingo, 12 de maio de 2013

REDAÇÃO-RESUMO PARTE 03


EX 1.:CARTA A UM INTERLOCUTOR  FIXO
NESSE MODELO,PODE-SE PEDIR A VOCE QUE ESCREVA PARA UM INTERLOCUTOR ESPECIFICO.POR EXEMPLO,UM AMIGO,UM PROMOTOR DE JUSTIÇA OU UM GOVERNADOR,UM PRESIDENTE ETC.

CONTEXTO

PROCURE CRIAR UM CONTEXTO,EM QUE VOCE DÊ AO SEU INTERLOCUTOR AS INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA QUE SAIBA DO QUE VOCE ESTÁ  FALANDO.POR EXEMPLO,“COM RELAÇÃO Á SUA MATÉRIA PUBLICADA NA GAZETA DO POVO DIA 10/06/98....”.CUIDADO PARA NÃO INCORRER NUM ERRO MUITO COMO QUE É O DE INICIAR O TEXTO “ESSE É UM PROBLEMA MUITO SÉRIO...”MAS QUAL É O PROBLEMA MUITO SÉRIO? OU SEJA,INSISTO:PROCURE FAZER UM CONTEXTO ANTES PARA QUE O LEITOR SAIBA DO QUE ESTÁ FALANDO.

OPINIÃO

VOCE ESTÁ ESCREVENDO PARA  ESTA PESSOA EXATAMENTE  PORQUE VOCE  QUER  OPINAR SOBRE ALGO.É PRECISO QUE A SUA OPINIÃO APAREÇA;DO CONTRÁRIO,O SEU TEXTO NÃO FAZ O MINIMO SENTIDO.EVITE UM RECURSO MUITO USUAL QUE É O DE SIMPLESMENTE APRESENTAR OPINIÕES CONTRÁRIAS SOBRE O TEMA EM QUESTÃO,SEM,NO ENTANTO,APRESENTAR A SUA OPINIÃO.

ARGUMENTAÇÃO

UM TEXTO DE OPINIÃO SEM ARGUMENTAÇÃO É UM TEXTO OCO,QUE NÃO CONVENCE NINGUÉM.PROCURE SER CONVINCENTE.USE,PARA ISSO,EXEMPLOS,COMPARAÇÕES,DISCUTINDO AS IDEIAS,QUESTIONANDO CONTRADIÇÕES ETC.

REFERENCIA AO LEITOR

UMA VEZ QUE VOCE ESTÁ ESCREVENDO DIRETAMENTE PARA UM INTERLOCUTOR,QUE TEM NOME,PROFISSÃO,ETC...,PROCURE EXPLORAR ISSO EM SUA CARTA,USANDO O VOCATIVO ADEQUADO NUMA REFERENCIA Á PESSOA PARA QUEM VOCE ESTÁ ESCREVENDO.EXEMPLO:“ESPERO,EXCELENTISSIMO PRESIDENTE,QUE...”.

REFERENCIA AO TEXTO BASE 

DEPENDENDO  DO MODELO,PODE-SE PEDIR A VOCE PARA QUE RESPONDA A UMA DETERMINADA PESSOA QUE ESCREVEU UM TEXTO A QUE VOCE TEM ACESSO.NESSE CASO,PARA A SUA ARGUMENTAÇÃO,VOCE PODE FAZER USO DE TRECHOS DO TEXTO BASE.

EX.2.:CARTA A UM INTERLOCUTOR MAIS GENÉRICO

AS RECOMENDAÇÕES DO MODELO ANTERIOR SERVEM PARA ESTE TAMBÉM.O QUE MUDA É O TRATAMENTO,POIS SERÁ UM INTERLOCUTOR MAIS GENERICO,POR EXEMPLO,UM LEITOR DE UM DETERMINADO JORNAL OU REVISTA("VEJA BEM,CARO LEITOR,....")

Nenhum comentário:

Postar um comentário