GRÁFICOS
COM O ACELERADO
AVANÇO DA TECNOLOGIA DA INFORMÁTICA,A UTILIZAÇÃO DE
GRÁFICOS,TABELAS,ESQUEMAS E DESENHOS PARA ILUSTRAR OU FUNDAMENTAR UMA
DETERMINADA IDEIA TEM SIDO CADA VEZ MAIS ACENTUADA.ISSO FAZ COM QUE TENHAMOS QUE ESTAR SEMPRE MUITO ATENTOS PARA QUE NÃO
SEJAMOS ENGANADOS PELO O QUE OS GRÁFICOS QUEREM MOSTRAR.É COMUM A MAQUIAGEM DE MAUS RESULTADOS(POLÍTICOS,POR
EXEMPLO) ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO MAL INTENCIONADA DE GRÁFICOS.
ALÉM DISSO,ATÉ PRA SABERMOS O NOSSO PRÓPRIO DESEMPENHO NO
VESTIBULAR,É COMUM ESTATISTICAS E GRÁFICOS.
ALGUNS CUIDADOS:
LER BEM O ENUNCIADO PARA SABER O QUE EXATAMENTE ESTÁ SENDO
PEDIDO.DO QUE TEM SIDO COBRADO ATÉ O MOMENTO,PODEMOS DIZER QUE HOUVE UMA
PREOCUPAÇÃO EM SE EXIGIR DO VESTIBULANDO A CAPACIDADE DE NÃO
APENAS TRADUZIR AS INFORMAÇÕES DO
GRÁFICO,MAS TAMBÉM EXTRAIR POSSIVEIS CONCLUSÕES A PARTIR DELE.
USAR EFETIVAMENTE AS INFORMAÇÕES QUE O GRÁFICO LHE
OFERECE.UMA DAS INTENÇÕES DESSE MODELO É EXATAMENTE A DE ENSINÁ-LO A NÃO FAZER
AFIRMAÇÕES MUITO GENÉRICAS.
DEPENDENDO DO ENUNCIADO,É POSSÍVEL,NESSE MODELO,TRAZER
OUTRAS INFORMAÇÕES PARA ENRIQUECER O RACIOCINIO QUE VOCÊ INICIOU A PARTIR DO
GRÁFICO,MAS DESDE QUE UTILIZE AS INFORMAÇÕES QUE O GRÁFICO LHE PROPORCIONOU E DESDE QUE VOCÊ SEJA COERENTE COM O QUE O
ENUNCIADO PEDE.
TRANSFORMAÇÃO DA LINGUAGEM
LINGUAGEM ORAL PARA LINGUAGEM ESCRITA
SE UM DIA NÓS DÉSSEMOS AO TRABALHO DE GRAVARMOS O QUE
DIZEMOS NUMA CONVERSA COTIDIANA QUALQUER E,DEPOIS,TRANSCREVÊSSEMOS ISTO,COM
CERTEZA TERÍAMOS UM MATERIAL PARA BOAS RISADAS,POIS O TEXTO FINAL ESTARIA CHEIO
DE REPETIÇÕES “DESNECESSÁRIAS”,CORTES ABRUPTOS,GIRIAS,ENFIM,DIVERSAS MARCAS QUE
CARACTERIZAM A LINGUAGEM ORAL E QUE NÃO SÃO ADEQUADAS Á LINGUAGEM FORMAL ESCRITA.É UM TRABALHO MUITO
SEMELHANTE AO DA TRANSCRIÇÃO DO DISCURSO DIRETO PARA O DISCURSO INDIRETO.
UMA BOA “DICA” PARA ESTE MODELO É:
LEIA BEM O ENUNCIADO.
PROCURE FAZER UMA “TRADUÇÃO
PASSO A PASSO” DO QUE VOCÊ VAI
REPRODUZIR,POIS NORMALMENTE VOCÊ CABA INCORRENDO NA REPETIÇÃO(QUANDO DESNECESSÁRIA)
OU NA FALTA DE SEQUENCIA QUE NÃO DEVEM CARACTERIZAR A LINGUAGEM ESCRITA.
PROCURE FAZER UMA ABORDAGEM GLOBAL:NADA COMO UMA BOA LEITURA
CAUTELOSA ANTES PARA ISSO.
PROGRESSÃO DE PARÁGRAFOS
UM DOS PROBLEMAS QUE AS PESSOAS APRESENTAM EM SEUS TEXTOS É
O DE NÃO CONSEGUIREM PROGREDIR EM SUAS IDEIAS,TORNANDODO REPETITIVAS SUAS
COLOCAÇÕES E POUCO ACRESCENTANDO AO CONJUNTO DO TEXTO.ESTE MODELO EXIGE QUE,A
PARTIR DE UM OU MAIS PARÁGRAFOS,VOCÊ DÊ CONTINUIDADE ÁS IDEIAS PROPOSTAS.
O QUE ESTÁ EM JOGO,PORTANTO,É ,PRINCIPALMENTE,A
COERÊNCIA.VOCÊ TEM QUE FAZER AQUI UMA ESPÉCIE DE EXERCÍCIO DE IMAGINAÇÃO E
COLOCAR-SE NO LUGAR DA PESSOA QUE ESTAVA ESCREVENDO,MANTENDO A MESMA
LINGUAGEM,A MESMA PESSOA PRONOMINAL E DANDO CONTINUIDADE,DE FORMA COERENTE,AO
QUE ESTAVA SENDO DISCUTIDO.
CUIDADOS
EVITE FAZER UM TEXTO CIRCULAR,OU SEJA,UM TEXTO EM QUE VOCÊ
SIMPLESMENTE FAÇA UMA PARÁFRASE DO QUE
ESTAVA SENDO DITO.É PRECISO FAZER EVOLUIR AS IDEIAS E A PROPOSTA DO AUTOR.
CUIDADO COM A CONTRADIÇÃO.CASO VOCÊ NEGUE O QUE ESTAVA SENDO
DITO,É PRECISO FAZER UM “GANCHO” LINGUISTICO PARA ISSO.ALGO COMO “POR OUTRO
LADO” OU “APESAR DISSO” E ASSIM POR DIANTE.
SE O TEXTO COMEÇOU EM PRIMEIRA PESSOA, CONTINUE EM PRIMEIRA
PESSOA;SE COMEÇOU EM TERCEIRA
PESSOA,CONTINUE EM TERCEIRA PESSOA.
COMENTÁRIOS OU RESPOSTAS
SABER APRESENTAR OPINIÕES É MUITO IMPORTANTE.A MAIORIA DAS
CONVERSAS COM QUE CONVIVEMOS DIARIAMENTE ACABAM SE RESUMINDO A UMA PORÇÃO DE “ACHISMOS”,QUE
POUCO ACRESCENTAM ÁS QUESTÕES PROPOSTAS,APENAS RATIFICANDO PRECONCEITOS E NÃO
APRESENTANDO MUITA PREOCUPAÇÃO EM SE PROVAR AQUILO QUE ESTÁ FALANDO.A IDEIA
AQUI É FAZER EXATAMENTE O CONTRÁRIO:NADA DO QUE FOR DITO DEVE FICAR SEM UMA
DEVIDA JUSTIFICATIVA.APRESENTE BONS MOTIVOS
PARA O QUE VOCÊ VAI DEFENDER.FAÇA ISSO SEMPRE DE FORMA BASTANTE CLARA,DE
MODO A NÃO DEIXAR DÚVIDAS SOBRE O QUE VOCÊ ESTÁ DEFENDENDO.
ESSE MODELO PODE APRESENTAR-SE DE DIVERSAS MANEIRAS.DAREMOS
ALGUNS EXEMPLOS,MAS LEMBRE-SE DE QUE O MAIS IMPORTANTE É VOCÊ SABER ADAPTAR
ESSAS INFORMAÇÕES AO ENUNCIADO DA PROVA.
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