Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Pré-Modernismo


É o período que vai de 1900 a 1922.Sicretismo literário.Na poesia,uma mistura de tendências simbolistas e parnasianas-é o neoparnasianismo.No romance,há uma tendência regionalista e outra de caráter social.

Augusto dos Anjos

Poeta de linguagem agressiva e científica.Um misto de parnasiano,simbolista e naturalista.Produziu um único livro:Eu.

Graça Aranha

Iniciador do modernismo,embora venha da literatura conservadora.Meio simbolista,de linguagem possante,realista,naturalista.

 Obras:

Canaã( a melhor;regionalista,de analise social;o alemão no Brasil),A Estética da Vida,O Espiríto Moderno.

Lima Barreto

Romance de critica social.Contra a discriminação social e racial,o doutorismo,o estrangeirismo.Mulato.Desajustado social.

Obras:

Recordações do Escrivão Isaías Caminha,Triste Fim de Policarpo Quaresma.Vida e Morte de M.J.Gonzaga de Sá,Clara dos Anjos.

Euclides Da Cunha

É o fixador do interior brasileiro,o descobridor do sertão.O sertanejo,suas crendices,seu apego á terra.O nordestino identificado com o seu Nordeste.

Autor de Os Sertões,uma obra de ecologia,geografia,etnografia,de sociologia,de arte pura.É o início da análise científica no regionalismo brasileiro.É a expressão da realidade antropocultural do brasil.

Monteiro Lobato

É quem dá vida á prosa regional.Conto de análise social-retrata a sociedade paulista do inicio do século xx,suas mazelas físicas e morais.É o sociólogo.Hostilizou o modernismo pela sua irreverencia formal e gramatical.Dedicou-se também á literatura infantil.

Obras:
 
Urupes (Jeca Tatu),Cidades Mortas,Negrinha,A Onda Verde,O Sítio do Pica Pau Amarelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário