CONCEITO
O QUÉ UM TEXTO?
TEXTO NÃO É UM AMONTOADO DESOGARNIZADO DE PALAVRAS EXISTENTES NA LÍNGUA,EM UMA SEQUENCIA,NÃO SIGNIFICA QUE SE CONSTRUIU UM TEXTO.
INTRODUÇÃO
A IMPORTANCIA DA ANÁLISE DE TEXTO TEM EXIGIDO DE NOSSOS VESTIBULANDOS MAIOR CONHECIMENTO NA ESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO DO TEXTO.DESSA FORMA LEVAREMOS O ALUNO A TOMAR CONHECIMENTO BÁSICO DE COMO SE PROCEDER PARA UMA ANÁLISE ADEQUADA.
O TEXTO ESTÁ SEMPRE INSERIDO EM UM CONTEXTO E A BOA LEITURA(INTERPRETAÇÃO),OCORRERÁ COM O CONHECIMENTO DE MUNDO DO ALUNO.
ESSE RELATO SERVE PARA ALERTÁ-LO A RESPEITO DOS TIPOS DE LEITURA QUE PODE APRESENTAR UM TEXTO E O SIGNIFICADO DISTINTO QUE UMA FRASE PODE REPRESENTAR FORA UM CONTEXTO LINGUISTICO.
PARA EXEMPLIFICAR O QUE FOI DITO OBSERVE ESSE PEQUENO TEXTO:
-" O PROFESSOR NÃO COMPARECEU ÁS AULAS HOJE".
ATRAVÉS DESSE EXEMPLO,PODE-SE IMAGINAR DOIS SIGNIFICADOS COMPLETAMENTE DIFERENTES:
-O PRIMEIRO SIGNIFICADO NOS LEVA A CRER QUE,POR MOTIVO DE DOENÇA OU FORÇA MAIOR O PROFESSOR FICOU AUSENTE DA ESCOLA.
-O SEGUNDO SIGNIFICADO PODE NOS DAR A ENTENDER QUE,O PROFESSOR ESTEVE AUSENTE DA ESCOLA,POR MOTIVO DE VIAGEM OU PASSEIO.
PARA FINALIZAR ESTA PRIMEIRA CONSIDERAÇÃO,CONVÉM ENFATIZAR QUE TODA LEITURA,PARA NÃO SER EQUIVOCADA,DEVE NECESSARIAMENTE LEVAR EM CONTA O CONTEXTO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário