Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de abril de 2013

ANÁLISE DE TEXTO/INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

CONCEITO

O QUÉ UM TEXTO?
TEXTO NÃO É UM AMONTOADO DESOGARNIZADO  DE PALAVRAS EXISTENTES NA LÍNGUA,EM UMA SEQUENCIA,NÃO SIGNIFICA QUE SE CONSTRUIU UM TEXTO.

INTRODUÇÃO

A IMPORTANCIA DA ANÁLISE DE TEXTO TEM EXIGIDO DE NOSSOS VESTIBULANDOS MAIOR CONHECIMENTO NA ESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO DO TEXTO.DESSA FORMA LEVAREMOS O ALUNO  A TOMAR CONHECIMENTO BÁSICO DE COMO SE PROCEDER PARA UMA ANÁLISE ADEQUADA.

O TEXTO ESTÁ SEMPRE  INSERIDO EM UM CONTEXTO  E A BOA LEITURA(INTERPRETAÇÃO),OCORRERÁ COM O CONHECIMENTO DE MUNDO DO ALUNO.

ESSE RELATO SERVE PARA ALERTÁ-LO A RESPEITO DOS TIPOS DE LEITURA  QUE PODE  APRESENTAR UM TEXTO E O SIGNIFICADO DISTINTO QUE UMA FRASE PODE REPRESENTAR FORA UM CONTEXTO LINGUISTICO.

PARA EXEMPLIFICAR O QUE FOI DITO OBSERVE ESSE PEQUENO TEXTO:
-" O PROFESSOR NÃO COMPARECEU ÁS AULAS HOJE".

ATRAVÉS DESSE EXEMPLO,PODE-SE  IMAGINAR DOIS SIGNIFICADOS COMPLETAMENTE DIFERENTES:

-O PRIMEIRO SIGNIFICADO NOS LEVA A CRER QUE,POR MOTIVO DE DOENÇA OU FORÇA MAIOR O PROFESSOR FICOU AUSENTE DA ESCOLA.

-O SEGUNDO SIGNIFICADO PODE NOS DAR A ENTENDER QUE,O PROFESSOR ESTEVE AUSENTE DA ESCOLA,POR MOTIVO DE VIAGEM OU PASSEIO.

PARA FINALIZAR ESTA PRIMEIRA CONSIDERAÇÃO,CONVÉM ENFATIZAR QUE TODA LEITURA,PARA NÃO SER EQUIVOCADA,DEVE NECESSARIAMENTE LEVAR EM CONTA O CONTEXTO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário