Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de abril de 2013

Redação-Narração

NARRAR É DISCORRER SOBRE FATOS.É CONTAR.CONSISTE NA ELABORAÇÃO DE UM TEXTO QUE RELATE EPISÓDIOS,ACONTECIMENTOS,OU SEJA,É UMA SEQUENCIA DE ACONTECIMENTOS:COMEÇO,MEIO E FIM.EQUIVALE AO REGISTRO DE UMA HISTÓRIA,DE UM "CAUSO",DE UMA ANEDOTA,DE UMA PIADA.QUANDO SE CONTA UMA HISTÓRIA(VERDADEIRA E INVENTADA),ESTÁ-SE FAZENDO UMA NARRAÇÃO.

A ESSÊNCIA DA FICÇÃO É  A NARRATIVA,RESPONDENDO OS SEUS ELEMENTOS A UMA SÉRIE DE PERGUNTAS.SÃO ELAS:
a)QUEM PARTICIPA NOS ACONTECIMENTOS?(PERSONAGENS)
b)O QUE ACONTECE?(ENREDO)
c)ONDE E EM QUE CIRCUNSTANCIAS ACONTECE?(O LUGAR DOS FATOS,AMBIENTE E SITUAÇÃO.

EM SÍNTESE,A NARRATIVA DE UM FATO OU VÁRIOS É FEITA A PARTIR DE ALGUNS ELEMENTOS,TAIS COMO:
O QUÊ?
O ACONTECIMENTO A SER NARRADO;
QUEM?
A PERSONAGEM PRINCIPAL(PROTAGONISTA)
QUEM?
O ANTAGONISTA?
COMO?
A MANEIRA COMO SE DESENROLOU O ACONTECIMENTO?
QUANDO?
O TEMPO DA AÇÃO;
ONDE?
O LOCAL DO ACONTECIMENTO;
POR QUÊ?
A RAZÃO DO FATO;
POR ISSO
O RESULTADO OU CONSEQUÊNCIA.

PORTANTO,A NARRATIVA É COMPOSTA POR ELEMENTOS COMO O ACONTECIMENTO A SER NARRADO,O (A) PROTAGONISTA,O (A) ANTAGONISTA AO (Á)PROTAGONISTA MANEIRA COMO SE DESENROLOU  O ACONTECIMENTO,O TEMPO DA AÇÃO,O LOCAL ONDE O ACONTECIMENTO E A CONSEQUENCIA OU RESULTADO PRODUZIDO.

NA REDAÇÃO NARRATIVA O FATO É O NÚCLEO,E O VERBO,O ELEMENTO MAIS VALIOSO DO TEXTO.NA NARRAÇÃO É IMPORTANTE QUE A SITUAÇÃO CENTRALIZE E ENVOLVA AS PERSONAGENS.DEVE HAVER UM ENREDO,OU SEJA,UM CONFLITO CENTRAL.A NARRAÇÃO ORDENA E DISTINGUE OS FATOS.A CRIATIVIDADE É DADO FUNDAMENTAL DA NARRAÇÃO.

A NARRAÇÃO É EMINENTEMENTE TEMPORAL E ESPACIAL.ENVOLVE A AÇÃO,AQUILO QUE PRODUZ A PERSONAGEM,AGENTE DO PROCESSO NARRATIVO.A NARRAÇÃO É CONSTITUÍDA POR UM FIO CONDUTOR QUE LEVA A UMA SITUAÇÃO LIMITE,CHAMADA DE "CLIMAX" OU NÓ.O SUCESSO DA NARRATIVA DEPENDE,ENTRE OUTRAS COISAS,DO GRAU DE SUSPENSE CRIADO,BEM COMO DO DESFECHO SURPREENDENTE.

EXEMPLO DE NARRAÇÃO

QUANDO CHEGUEI HOJE Á CIDADE,ERAM DUAS HORAS,E IA SAIR O BONDE,CHEGOU-SE A ELE A BELA NATHALIA,COM SEU GRACIOSO E AUSTERO MEIO LUTO DE VIÚVA.VINHA DE COMPRAS,NATURALMENTE.CUMPRIMENTAMO-NOS,DEI-LHE A MÃO PARA SUBIR .PERGUNTOU-ME PELA MANA,EU PELO TIO,AMBOS POR NÓS,E AINDA HOUVE TEMPO DE TROCAR ESTA MEIA DÚZIA DE PALAVRAS.ELA:
-AINDA AGORA?
-A MINHA PREGUIÇA DE APOSENTADO NÃO ME PERMITIA SAIR MAIS CEDO,DISSE EU RINDO,E AFASTEI-ME.NA ESQUINA ESTAVA NÃO MENOS QUE O DR.TONY SEM OLHOS,PORQUE ELA OS LEVAVA ARRASTADOS NO BONDE EM QUE IA;FOI O QUE CONCLUÍ DA CEGUEIRA COM QUE NÃO ME VIU PASSAR POR ELE...AI,REQUINTE DE ESTILO!
ENTREI NESTA DÚVIDA-SE TERIAM ESTADO JUNTOS NA RUA OU NA LOJA A QUE ELA NÃO VEIO,OU NO BANCO,QUE TAMBÉM É LUGAR DOS NAMORADOS,É CERTO QUE DE NAMORADOS  VICIOSOS,DEL MAL PERVERSO.
ACHEI QUE NÃO,E COMPREENDI QUE ELE,SE ACASO A CUMPRIMENTOU NA RUA,NÃO OUSOU FALAR-LHE,APENAS A ACOMPANHOU DE LONGE,ATÉ QUE A VIU METER-SE NO BONDE A PARTIR.
TAMBÉM ACHEIOUTRA COISA;É QUE A PAIXÃO ANTIGA E RECUSADA NÕA ESTAVA MORTA NELE,OU REVIVIA COM A VISTA NOVA PESSOA.NÃO,ELE É BOM, E O PRÓPRIO GLAUBER AFIRMA QUE OS DOIS SE MERECEM,LÁ NESSAS CONJETURAS,EM DIREÇÃO A PRAÇA,E VI-O PASSAR POR MIM,CABISBAIXO,NÃO SEI SE TRISTE OU ALEGRE;NÃO PUDE VER-LHE A CARA.(M.D.A)



Nenhum comentário:

Postar um comentário