Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de abril de 2013

MONTAGEM DA REDAÇÃO


I.O VISUAL:ESTÉTICA

QUANDO,AO ENTRAR NA CASA DE ALGUÉM,VOCÊ A ENCONTRA NA MAIS COMPLETA CONFUSÃO,SUJEIRA POR TODOS OS LADOS:OS PRATOS DE NÃO SEI QUANTOS ALMOÇOS DISPUTANDO LUGARES COM AS PANELAS;AS CRIANÇAS COM ROUPAS SUJAS,O ROSTO LAMBUZADO,O NARIZ A ESCORRER;O CHEIRO DE BOLOR E GORDURA A ENVERGONHAREM  SEU DESODORANTE;QUAL A SENSAÇÃO QUE TEM?
-DE DESLEIXO,DE SUJEIRA,CERTAMENTE!
SENTIRA ACASO VONTADE DE ALI PERMANECER,FICAR PARA O JANTAR,PEGAR AO COLO UMA CRIANÇA?
-SEGURAMENTE NÃO!
E,ENTRETANTO,A COISA MUDA DE FIGURA SE A CASA VISITADA É ASSEADA,AS CRIANÇAS CUIDADOSAS COM A ROUPA E O TRATO,O AR AGRADÁVEL A LEMBRAR-LHE A SUA PRÓPRIA CASA,ENFIM,CAUSA-LHE “BOA IMPRESSÃO”.PODE ATÉ SENTIR O SUCO GÁSTRICO MANIFESTANDO-SE APESAR DE TER DEVORADO SUCULENTA REFEIÇÃO HÁ BEM POUCO TEMPO.
COM A REDAÇÃO TAMBÉM É ASSIM!O IMPACTO(BOM OU MAU) QUE NOS CAUSA É MUITO IMPORTANTE.
LEMBRE-SE:O BELO É UM PADRÃO NATO E INSTINTIVO EM NÓS.E NÃO HÁ BELEZA ONDE NÃO HOUVER ORDEM A LIMPEZA.
ESTES SÃO OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM A ESTÉTICA DA REDAÇÃO,CONCORRENDO PARA  UM MELHOR  VISUAL E CORREÇÃO:
1)TÍTULO/TEMA
A) TODAS AS INICIAIS DO TÍTULO,MENOS DAS PALAVRAS DE POUCA EXTENSÃO,COMO PREPOSIÇÕES,ARTIGOS,CONJUNÇÕES ETC...,COM EXCEÇÃO DO PRIMEIRO,DEVEM SER MAIÚSCULAS:
A Missão Social do Advogado
A Vida no Planeta dos Macacos
OU
B)MAIÚSCULA INICIAL APENAS NA PRIMEIRA PALAVRA,SEJA ELA ARTIGO,PREPOSIÇÃO ETC...
A missão social do advogado
A vida no planeta dos macacos
OU
C)Todas as palavras com maiúsculas(letra de forma)
A MISSÃO SOCIAL DO ADVOGADO
A VIDA NO PLANETA DOS MACACOS
Observação:
Coloca-se  o título apenas nas folhas de redação em que ele não esteja previamente grafado,ou nas folhas de redação que não estejam previamente numeradas.A linha do título e as duas (ou três) linhas que deixam  em branco  antes do primeiro parágrafo não devem ser contadas.A redação começa na linha um,ou seja,no primeiro parágrafo.
2)Use o ponto final nos títulos,em se tratando de frase ou citação somente.Os temas  de redação normais não levam ponto final.
3)Entre título e o contexto,deixe umas duas ou três linhas ou espaço equivalente.
Observação:
Estes três primeiros  itens se referem aos vestibulares que solicitam ao vestibulando dê um título para a sua Redação.
4)Os parágrafos devem adentrar á linha uns dois centímetros e iniciarem-se,todos,á mesma altura.
São fundamentais á redação,pois constituem o visual prático da estrutura redacional,apontando as 3 partes obrigatórias num texto dissertativo:a introdução,o desenvolvimento e a conclusão.
O número de parágrafos é variável conforme a extensão exigida para a redação.
Nas redações dissertativas,o mínimo obrigatório é três parágrafos;o máximo depende da quantidade de linhas pedidas.Sugere-se que os parágrafos  contenham em torno cinco linhas cada.
5)Separar as diferentes ideias em parágrafos distintos,guardando-lhes a devida conexão.As ideias que relacionam mais intimamente,que se unem por um mesmo fio de ligação lógica devem ficar no mesmo parágrafo,ainda que diversos períodos.
Porém,toda vez que se mudar o fio do raciocínio,sempre que passe para uma nova ideia que não tenha relação tão íntima com a anterior, deve-se  iniciar linha nova.Portanto,novo parágrafo.
Apenas o parágrafo inicial pode ser constituído por um período (ou dois) somente.Os demais parágrafos (os do desenvolvimento) devem ter vários períodos;portanto,vários pontos finais.
6)Não rasurar a redação.A redação suja,borrada dará ao avaliador uma primeira impressão negativa,que dificilmente será apagada,por melhor que se apresentem o conteúdo e a correção.
A maioria quase que absoluta dos vestibulares oferece oportunidade e lugar para se fazer a redação,preliminarmente,no rascunho.Assim sendo,a rasura na versão definitiva não pode ser explicada nem perdoada;o aluno não fez rascunho (e isso é imperdoável),ou o fez,mas não aprendeu ainda nem a fazer o primário trabalho de cópia.
O borrão não possui um valor de perda específico:não vale menos um,ou menos dois.Ele é negativo na sua essência,no exato momento do seu aparecimento.
7)Letra é importantíssimo!Não apenas pelo visual simpático de uma caligrafia,mas por representar a própria redação.A legibilidade é o item a que todos os vestibulares fazem referência específica:alguns poucos especificam também o tipo de letra.
A realidade é que a  ilegibilidade é item anulatório da redação.E não é necessário chega-se a extremos para se caracterize a ilegibilidade.Letra feia,em redação,é pecado.De que adianta alguém escrever bem,escrever substanciosa,estilística e semanticamente com letra que ninguém entenda? Ou ainda com letra que,para ser entendida,são necessárias  a releitura e a adivinhação? Para os que têm letra feia,a saída é o treinamento da caligrafia (aliás,este caderno não é para crianças,como muitos pensam,mas para quem possui letra feia) ou a letra de forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário