Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de maio de 2014

A INTRODUÇÃO AO MUNDO DO TRABALHO FONTE: SENAC-MA



A TENDÊNCIA DESTE INICIO DE SÉCULO NÃO É TER MAIS UM EMPREGO PARA TODA VIDA, MAS SIM, SE TORNAR EMPREGÁVEL PARA TODA VIDA. 

DEVEMOS ESTAR ATENTOS ÁS MUDANÇAS DO MUNDO DE MODO QUE POSSAMOS ADMINISTRAR A NOSSA CARREIRA PARA TORNAMO-NOS EMPREGÁVEIS. “BAIXAR A GUARDA” EM EMPREGABILIDADE É SIMPLESMENTE FICAR PARADO E FICAR PARADO É O MESMO QUE ANDAR PARA TRÁS.

O TRABALHADOR DEVE TER COMPETÊNCIAS PARA TRABALHAR EM EQUIPE, COOPERAR APRESENTAR IDEIAS CRIATIVAS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, SABER RESOLVER CONFLITOS EM SEU AMBIENTE DE TRABALHO, MOTIVAR SUA EQUIPE E AINDA, TER VONTADE E CURIOSIDADE DE PESQUISAR E APRENDER MAIS E MAIS SOBRE SUA PROFISSÃO E SOBRE O MUNDO EM GERAL.

ESTAMOS VIVENDO A “ERA DA INFORMAÇÃO, DA VELOCIDADE E DA ORIENTAÇÃO PARA RESULTADOS”. MUITAS VEZES, FICAMOS ATONITOS COM A RAPIDEZ COM QUE AS MUDANÇAS ACONTECEM.

 JÁ NÃO BASTA MAIS SERMOS ESPECIALISTAS EM ALGUMA ÁREA, PRECISAMOS IR ALÉM, SENÃO, COMO PODEREMOS MANTER A NOSSA EMPREGABILIDADE, OU MESMO GERAR BONS RESULTADOS EM ALGUM EMPREENDIMENTO?

PRECISAMOS ENTENDER DE MUITOS ASSUNTOS: ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS, INFORMÁTICA, OUTROS IDIOMAS, PESSOAS (ESTA SEJA A APTIDÃO MAIS IMPORTANTE E MAIS DIFÍCIL), TRABALHO  EM EQUIPE DENTRE OUTROS.
CONHECIMENTO HOJE, MAIS DO QUE NUNCA É INDISPENSÁVEL. LEMBRE-SE DO TEMPO EM QUE ERA SÓ PEGAR O DIPLOMA, ESPERAR UMA PROPOSTA DE EMPREGO, TRABALHAR POR “UNS TRINTA ANOS” NA MESMA EMPRESA E SE APOSENTAR? ESSA ÉPOCA SIMPLESMENTE ACABOU!

HOJE TEMOS QUE NOS MANTER EM APRENDIZAGEM CONTÍNUA. EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM NÃO TEM  DATA  OU UM MOMENTO  DETERMINADO  PARA TERMINAR.PARA QUE O PROFISSIONAL POSSA MANTER-SE NO MERCADO É NECESSÁRIO ESTUDAR SEMPRE,MANTENDO-SE ATUALIZADO COM AS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS,APRENDENDO A UTILIZAR AS NOVAS FERRAMENTAS,APRIMORANDO O CONHECIMENTO DE OUTROS IDIOMAS E ASSUNTOS.

AS COMPETÊNCIAS DEMANDAS PELO MUNDO MODERNO GLOBALIZADO ASSUMEM UM PAPEL PRIMORDIAL NO QUE DIZ RESPEITO A INSERÇÃO NO MUNDO DO  TRABALHO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário